Revista TECH-i9 | Artigo de Opinião s3d_user 26/07/2023

Revista TECH-i9 | Artigo de Opinião

Revista TECH-i9 | Especial Sustentabilidade
Revista TECH-i9 | Especial Sustentabilidade

Sustentabilidade é o tema de capa da edição 2023, revista publicada pela CEFAMOL – Portuguese Association for the Mould Industry.

“Sustentabilidade é um equilíbrio difícil, mas imprescindível!”, comenta João Ferreira, Diretor Executivo da S3D, na Revista Tech-i9.

Neste artigo de opinião, João Ferreira reflete sobre “…uma das formas de definir este conceito é olhar uma empresa como se tratasse de um ser vivo, que precisa de ser alimentado. Esse alimento tem diferentes origens: vem das pessoas que a fazem crescer diariamente, vem dos clientes que lhe dão energia com as suas encomendas, vem da tecnologia que permite fazer acontecer e vem da gestão que orienta todas as anteriores e assegura o rumo certo.

São estes quatro fatores conjugados que deverão ditar a sustentabilidade de uma empresa.

Trata-se de um equilíbrio difícil, mas imprescindível. Contudo, esta sustentabilidade está hoje ameaçada. De uma maneira geral, e pela conjuntura do mercado, as empresas não pensam os investimentos com independência de fatores económicos e de prazos de resposta. Tendem a pensar os investimentos para resolver o problema no imediato. Logo descurando uma visão a médio e/ou longo prazo. Sente-se também uma dificuldade de tomada de decisão causada por vários constrangimentos financeiros – desde logo, as condições contratuais impostas pelos clientes – que levam algumas empresas ao não cumprimento das condições contratuais, nomeadamente económicas.

As empresas têm de crescer para conseguir fazer bons investimentos e, para isso, precisam de ter fluxos de tesouraria que lhes permita tomar decisões com base nas reais necessidades e não condicionadas por aquilo que, de momento, lhes é possível alcançar.

Há também organizações com equipamentos adquiridos, mas que estão subaproveitados, que não são rentabilizados. E isso remete-nos para a questão das pessoas que, em muitos casos, não estão a ser devidamente formadas para rentabilizar os equipamentos. Há uma notória necessidade de formação.

Lamentavelmente é comum ouvir os empresários não aceitarem adjudicar uma ação de transferência de conhecimento, vulgo formação, que lhes custaria 1.000€ quando acabam de fazer um investimento num equipamento no valor de centenas de milhar de Euros.

A tecnologia assume hoje um lugar de destaque porque se por um lado há uma enorme escassez de pessoas no mercado, por outro, há também uma enorme pressão nos prazos de entrega. Nomeadamente se comparados com os países asiáticos. As empresas têm de conseguir assegurar as mesmas respostas, ou melhorá-las, com os mesmos recursos, Humanos e outros. Com as soluções que propomos, procuramos proporcionar este equilíbrio nas empresas, disponibilizando recursos tecnológicos que asseguram inquestionáveis ganhos de eficiência.

Estas questões têm um impacto enorme na sustentabilidade, ao condicionarem o normal funcionamento das empresas.”, conclui.

Gratos pela vossa presença. Fortalecer e criar novos laços, através da proximidade e da partilha, só assim conseguimos fazer um bom trabalho de equipa.