Novidade | Cimatron 2024 s3d_user 10/07/2023

Novidade | Cimatron 2024

Lançamento Cimatron 2024
Cimatron 2024

Cimatron potencializa a versão 2024 com tecnologia de alta qualidade para a fabricação de ferramentas.

Cimatron, fornecedor líder de software CAD/CAM para a indústria de moldes e matrizes, lançou a versão 2024 com novas funcionalidades, mais fortes em todas as áreas do produto, enquanto incorpora novas tecnologias através da colaboração com a Sandvik Coromant. O Cimatron 2024 simplifica e automatiza muitas tarefas para fabricantes de ferramentas para maior produtividade e mais opções de conexão digital.

 

O QUE HÁ DE NOVO NO CIMATRON 2024?
Melhorias Gerais da UI
  • A eficiência continua a ser o foco principal, com uma série de atualizações avançadas para o fluxo de trabalho do utilizador, tais como o espaçamento entre múltiplas vistas, processamento em lote para atualizações no desenho 2D, controlo da tangência no Blend e uma nova opção no Cap Internal Island.
  • Os utilizadores de CAD também desfrutarão de novas funções para desenho 2D, tal como a importação de PDFs como geometria e texto reais, o novo dimensionamento de distância mínima, melhorias na simbologia, dados geométricos e tolerância (GD&T). O Cimatron 2024 também introduz uma nova interface gráfica de utilizador para melhor controlo no desenho, uma visualização melhorada da análise de saídas e uma seleção automática em cadeia de chanfros.

Clique na imagem para mais informações

CAD
  • Os fabricantes de moldes adquirem melhorias poderosas de CAD para a construção de rib, com a possibilidade adicional para trabalhar com várias linhas numa única operação e extensão automática do rib até às paredes laterais da peça. Adicionalmente, no Cimatron 2024 pode criar-se um rib parcial em cenários complexos onde um rib completo não consegue ser produzido. No projeto do molde, a construção de canais 3D foi melhorada, proporcionando um melhor controlo na conceção com base no volume constante, orientação vertical ou orientação da secção.

  • O desenho do elétrodo é um aspeto crítico no processo de produção do molde. A versão 2024 inclui automatismos na operação Burn Body, para otimizar a forma do corpo do elétrodo, o controlo das extensões do mesmo e das regras de corte.

  • Os fabricantes de matrizes passam a conseguir facilmente construir geometria de drawbead 3D para controlar o fluxo de material durante a operação de desenho, a fim de alcançar a formação ideal de uma peça sem defeitos. A nova rotina gerará um drawbead com base no tipo de secção e automaticamente unir ao Binder.

Clique na imagem para mais informações

CAM
  • O Cimatron 2024 contém um lançamento significativo no suporte de operações CAM, desde 2D básico até aos 5 eixos. O Enhanced Automatic Feed Control (AFC) foi completamente reestruturado e otimizado para a remoção de stock em operações de desbaste, controlando automaticamente o avanço, o que resulta num movimento mais suave, tempos de fresagem mais rápidos, maior vida útil da ferramenta e menos alterações no spindle e nos eixos da máquina. Os testes de benchmark, realizados pela Sandvik Coromant, reduziram o tempo de corte em mais de 10% em máquinas CNC.
  • Existe agora uma nova opção de pré-perfuração durante as operações de desbaste para a ferramenta incrementar no pré-furo, evitando que a ferramenta entre diretamente no aço. O Cimatron definirá automaticamente a posição e a profundidade ideais para a pré-perfuração como parte do procedimento de desbaste.
  • O Cimatron 2024 introduz um novo procedimento deburring de 3 eixos para criar chanfros ou raios ao longo de arestas. Os utilizadores de CAM podem produzir chanfros de largura ou profundidade constantes, bem como raios de largura ou raio constantes.
  • Para a fresagem a 5 eixos, o software permite agora o uso automático do stock restante, das operações a 3 eixos anteriores, durante o desbaste. Isto possibilita o uso de ferramentas mais curtas para maior estabilidade. Além disso, o percurso 5-axis auto tilting foi significativamente melhorado no tempo de cálculo até 25 vezes em alguns casos. Este aumento significativo da eficiência aumenta a produtividade e reduz o tempo geral de maquinação.
  • O módulo On Machine Inspection Probing atualmente suporta a seleção multiponto e ponteiras cilíndricas, permitindo processos de inspeção mais versáteis e precisos.
  • Os percursos já podem ser divididos com base na vida útil da ferramenta ou no comprimento de corte, proporcionando maior controlo e otimização durante as operações de maquinação. Um novo NC Template Manager foi implementado, de forma a simplificar o processo de edição para os utilizadores.
  • Adicionalmente, a capacidade de visualizar os pontos nos percursos oferece recursos de visualização valiosos, o que ajuda os utilizadores de CAM a prever a qualidade dos percursos de acabamento, particularmente ao utilizar as opções do Fine Surface Quality. Para além do mais, o tempo de cálculo do simulador do percurso da ferramenta foi significativamente melhorado, com um ganho médio de produtividade acima dos 30%.

Clique na imagem para mais informações

Conetividade Digital
  • O Cimatron 2024 coloca uma forte ênfase na conectividade digital, esta versão revela o poder da Sandvik Coromant ao estabelecer integração direta com a CoroPlus® Tool Library e o TDM – sistema de gestão de ferramentas. Ao usufruir do CoroPlus® Tool Library, os utilizadores obtêm acesso a uma vasta coleção de mais de 900 000 de itens de ferramentas de corte, apoiados pelo sistema e as suas recomendações inteligentes baseadas no material, operação e tipo de ferramenta. Esta integração otimiza o processo de maquinação, permitindo melhores resultados sem necessidade da entrada manual dos dados.

Clique na imagem para mais informações

 

Sobre o novo lançamento, o vice-presidente da Cimatron, Antonio Parisse, afirma: “Estamos muito satisfeitos com o lançamento do Cimatron 2024. Existe um bom equilíbrio entre a inovação do produto e as melhorias direcionadas para o cliente. Privilegiar do conhecimento e da experiência de corte da Sandvik é um benefício primordial para os nossos clientes, o que lhes permite, mais do que nunca, o fornecimento de ferramentas de maior qualidade da forma mais rápida, fácil e eficiente.”

Antonio Parisse, VP Cimatron
Antonio Parisse, VP Cimatron

Sobre a Cimatron

Parte do Grupo Sandvik, a Cimatron fornece aos fabricantes de ferramentas uma solução de software CAD/CAM integrada para a conceção e fabrico de moldes de injeção de plástico e matrizes de estampagem de chapa metálica, assim como a programação de 2-5 eixos para máquinas CNC e máquinas de erosão.

Sandvik Group

A Sandvik é um grupo global de engenharia de alta tecnologia que fornece soluções que aumentam a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade para as indústrias de produção, mineira e infraestrutura.

A nossa oferta abrange toda a cadeia de valor do cliente e baseia-se em investimentos extensivos em investigação e desenvolvimento, perspetivas do cliente e profundo conhecimento dos processos industriais e soluções digitais.

Em 2022, o grupo tinha aproximadamente 40 000 funcionários, vendas em cerca de 150 países e receitas de cerca de SEK 112 bilhões em operações contínuas.