Inspeção 3D não destrutiva de peças com
estruturas internas

A GOM CT digitaliza peças complexas, incluindo geometrias internas com o maior nível de detalhe. Consegue uma imagem 3D completa para análise GD&T ou para comparação nominal-real. A metrologia CT destaca-se particularmente na digitalização de pequenas peças de plástico.

Máxima resolução

Graças ao detetor de raio-X 3K (3008 x 2512 pixéis)

Alta precisão

Devido ao modelo matemático e algoritmos utilizados

Posicionamento automático das peças a medir

Através de 5 eixos cinemáticos com visualização em tempo real no software

Software “Tudo em 1”

Para um fluxo de trabalho consistente e rápido







RESOLUÇÃO



Revela o que permanece inalcançável para outros sistemas

Quando digitaliza uma peça, a GOM CT obtém uma notável nitidez de detalhes: por um lado porque utiliza um detetor de alta resolução raio-X 3K para aquisição dos dados a medir e, por outro lado, porque cada peça é medida na melhor posição de medição, portanto com a máxima resolução possível. Pode ver o resultado abaixo: do lado esquerdo os dados gerados com a GOM CT e do lado direito o standard habitual.











A GOM CT gera dados de medição com alta resolução que mostram todos os detalhes: a peça exemplificada (com diâmetro total de 1 cm) é um componente de um auscultador intra-ouvido e foi digitalizado com a GOM CT. O diâmetro de um único elemento da rede é de 0,1 mm.








PRECISÃO



Garante alta precisão

Para produzir os seus dados de medição 3D tão precisos, a GOM CT aplica inteligência matemática: combina algoritmos perfeitamente interligados ao longo de toda a sequência de medição com modelação digital da camara de medição. Além disso, o sistema apresenta uma estabilidade mecânica otimizada de todos os seus componentes. Conclusão: com base nos resultados de medição, pode avaliar a qualidade da peça de forma fidedigna, altamente precisa e realizar análises adicionais.









POSICIONAMENTO AUTOMÁTICO DAS PEÇAS A MEDIR



Centre a peça facilmente

5 eixos cinemáticos com mesa de centralização integrada ajuda a otimizar o posicionamento da peça no volume de medição. Basta coloca-la no suporte de medição – o software faz o resto.




Metrologia CT – adequado para chão de fábrica










SOFTWARE


Software “Tudo em 1”

O controlo deste equipamento e a avaliação metrológica dos dados são combinados num único software, sem adição de mais etapas ou aplicações adicionais. A cadeia de processo desde a aquisição da forma 3D da peça, passando pela inspeção até a criação de relatórios de medição é significativamente simplificada.





O que os nossos clientes dizem



Da minha experiencia, a GOM CT é a melhor no mercado.
Fornece dados de alta qualidade. Nós temos uma enorme diferença na precisão quando comparamos a GOM CT com o nosso sistema CT antecedente. Outra vantagem da GOM CT é que precisamos apenas de um software, enquanto outros sistemas requerem três ou quatro softwares de diferentes tipos.

Kim Demant Andersen, Responsável de projeto e especialista de CT na Zebicon a/s (Dinamarca)

A GOM CT dá-nos um caminho limpo e claro para o utilizador desde o início até ao fim do processo. Elimina algumas suposições complicadas necessárias para otimizar a aquisição de dados.
Para além disso, fornece alguns dos dados mais precisos que já vimos num sistema CT.

Ketzalli Dondiego (esquerda) e Sean Plastine (direita) da Exact Metrology (USA)

Nós utilizamos a nossa GOM CT para medições dimensionais. É para isso que está otimizada e dá-nos resultados de alta precisão.
Uma característica positiva é a estabilidade do sistema em altas temperaturas – um critério essencial para análises de longa duração. Este equipamento é um dispositivo de medição aprovado no âmbito da nossa certificação (DIN EN ISO 17025:2018)

Paul Warnecke, Dirtetor Geral da Dim GmbH, Untereisesheim

A máquina trabalha de forma brilhante para nós. Produz dados de alta resolução, ricos em detalhes para análises.
Também temos ganhos de tempo significativos ao medir peças, especialmente peças pequenas. Os tempos de produção são incríveis em comparação com a metrologia ótica.

Stefan Drücke | 3DIMETIK GmbH & Co. KG, Kassel (Alemanha)




Dados técnicos


X-Ray source 225 kV
R-Rau detector Resolution: 3008 x 2512 pixels
Measuring área Ø 240 mm h: 400 mm
Voxel size 2 µm – 80 µm
Dimensions H. 2210 mm W. 2200 mm D. 1230 mm
Weight 4800 kg
Aplicações Inspeção de primeira amostra; correção de ferramentas, inspeção durante a produção
Características de inspeção Estruturas internas, espessura da parede, defeitos do material, poros e cavidades de contração
Tarefas de medição Análise GD&T, comparação modelo nominal com modelo real, análise de montagem de componentes.